Sempre lembramos da Boston Dynamics quando o assunto é robô bípede. Mas uma outra empresa vem trabalhando para ser referência no assunto: recentemente, a chinesa UBTech Robotics divulgou um vídeo do robô humanoide Walker S2, que chama a atenção por sua capacidade de trocar as suas baterias sozinho.
No vídeo, o primeiro detalhe que atrai os olhares é o design futurista do robô. Depois vem a sua variedade de movimentos. Ele é capaz de caminhar com estabilidade, de fazer um giro amplo do tronco e de flexionar os braços para trás de um modo que o permite pegar facilmente objetos que estiverem às suas costas.
Aliás, é essa amplitude de movimentos que possibilita ao Walker S2 trocar de bateria sem intervenção humana. No vídeo de demonstração, ele aparece caminhando em direção a uma estante com módulos de bateria, parando em frente a ela, girando o tronco e movendo os braços para trás.
Com essa sequência de movimentos, o Walker S2 remove uma bateria de suas costas, a posiciona na estante, pega um módulo mais abaixo e o encaixa onde estava a bateria removida.
Isso permite que o robô fique constantemente disponível, o que o torna interessante para fábricas que funcionam de modo ininterrupto, por exemplo. De fato, o Walker S2 foi projetado para trabalhar por extensas jornadas precisando de mínima supervisão humana.
Daí o foco da UBTech Robotics em desenvolver um robô humanoide capaz de monitorar o seu consumo energético e, no momento certo, trocar a própria bateria, com esse procedimento não levando mais do que três minutos para ser concluído.
A fabricante também ressalta que a abordagem bípede permite que o Walker S2 seja empregado em diversas tarefas ligadas a áreas como logística, indústria e serviços que demandam tempo prolongado de atividade.
Quando o Walker S2 chegará à indústria?
A UBTech Robotics fez o anúncio do Walker S2, mas não revelou quando o robô será utilizado em fábricas ou em outras aplicações, ou quantas unidades pretende produzir.
Mas não deve demorar para esses detalhes virem à tona. Os robôs da empresa já foram testados em fábricas de companhias como BYD, Nio e Zeekr. Avançado que é, o Walker S2 pode se tornar fixo em alguma indústria em um futuro próximo.
Por ora, a UBTech Robotics parece mais focada em se tornar referência em robôs humanoides. Pudera: a companhia tem sede em Shenzhen, cidade no sudeste da China que tem como meta se tornar líder global em robótica.
Com informações de South China Morning Post