O Firefox 141 está previsto para ser lançado na próxima semana, em 22 de julho. A principal novidade da versão é o suporte a WebGPU, que já existe em navegadores como Chrome e Edge. Por meio do recurso, o browser pode acessar o chip gráfico do computador para realizar tarefas avançadas.
WebGPU é uma API que permite ao navegador acessar determinados recursos da GPU para executar uma grande variedade de aplicações online, como jogos, simuladores de ambientes, editores de imagens e geradores de gráficos para análise de dados.
A WebGPU é considerada uma evolução da API WebGL, que tem propostas parecidas, mas se tornou insuficiente para demandas atuais por ser antiga. Seu surgimento se deu em 2011 e, de lá para lá, as GPUs evoluíram consideravelmente. Lançada em 2021 com base em linguagens como JavaScript, Rust e C++, a WebGPU acompanha essa evolução.
Os navegadores Google Chrome e Microsoft Edge introduziram o suporte a WebGPU em 2023. Como a Mozilla faz parte do grupo que desenvolveu e mantém o padrão, era de se esperar que o Firefox tivesse compatibilidade com o recurso mais ou menos na mesma época. Mas somente agora é que a implementação está ocorrendo.

Por ora, só no Firefox para Windows
A Mozilla está celebrando o suporte ao recurso, mas avisa que, por enquanto, a novidade estará disponível somente na versão final do Firefox para Windows:
Embora o Firefox 141 habilite a WebGPU somente no Windows, planejamos lançá-lo para Mac e Linux nos próximos meses e, finalmente, para Android.
O Windows foi nossa prioridade, pois é onde se encontra a maior parte dos nossos usuários, mas estamos ansiosos para habilitá-lo nas outras plataformas assim que o recurso estiver robusto e nossa cobertura de testes for adequada.
Quem usa o Firefox Nightly (versão de testes) já pode acessar o recurso nas outras plataformas, porém.
No anúncio da novidade, a Mozilla também explica como está implementando a WebGPU no Firefox:
A implementação do WebGPU do Firefox é baseada no WGPU, uma ferramenta [em linguagem] Rust que fornece uma interface unificada e portável para as APIs gráficas de baixo nível da plataforma de base: Direct3D 12, Metal e Vulkan.
Com informações de It’s Foss