Na última quarta (02), mais de 9 mil funcionários da Microsoft foram desligados de suas funções em uma nova onda de demissão em massa na empresa. Todas as áreas foram afetadas, incluindo o Xbox — e isso, certamente, colocou em dúvida alguns projetos que estavam em andamento. Um deles seria um novo FPS do criador de DOOM, John Romero, enquanto o outro seria referente ao encerramento da franquia Forza Motorsport.
- Leia também:
A Romero Games tem sede em Galway, Irlanda. A equipe, que incluía mais de 75 desenvolvedores em 2024, ainda não havia revelado totalmente seu próximo projeto — além do fato de ser um jogo de tiro em primeira pessoa feito na Unreal Engine 5.
Forza Motorsport também parece ter tido um fim trágico, mas linha Forza Horizon pode continuar
A onda de más notícias não para por aí. A Turn 10 Studios também teria fechado sua divisão responsável por Forza Motorsport — potencialmente encerrando de vez a franquia de corrida.
De acordo com ex-funcionários da Turn 10, a equipe de Forza Motorsport foi completamente dissolvida, restando apenas a parte responsável pela linha Horizon no estúdio.
“A Turn 10 Studios fechou o espaço de Forza Motorsport e a equipe não existe mais”, escreveu o ex-funcionário Fred Russell no Facebook. Ele acrescenta que foi “um dia muito triste para um dos melhores jogos de corrida”.

No entanto, embora Forza Motorsport tenha sido engavetado, não é o fim para os fãs de Forza Horizon. Russell explicou nos comentários da publicação que o estúdio permanece ativo, mas que “está aberto apenas para dar suporte ao Forza Horizon”— concluindo que “fechou apenas o lado do Forza Motorsport”.
Além do FPS do criador de DOOM e Forza Motorsport, as demissões na Microsoft esta semana também afetaram outros projetos — como o reboot de Perfect Dark e Everwild. Os detalhes na íntegra você confere no link abaixo!
- Leia também: Xbox cancela Perfect Dark e fecha estúdio The Initiative em meio às demissões da Microsoft
Que semana triste para a indústria de games, não é mesmo? Estava ansioso para alguns dos projetos engavetados pela Microsoft? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!