Gigante chinês planeja lançar nova empresa de celulares no Brasil

Resumo
  • Tecno Mobile avalia iniciar operações no Brasil nos próximos meses.
  • Executivos fazem entrevistas e selecionam funcionários para operação nacional.
  • Empresa faz parte do grupo Transsion, que tem 9% do mercado global.

O mesmo grupo chinês que conquistou o mercado de smartphones da África agora volta seus olhos para o Brasil. Se tudo der certo, a Transsion deve trazer a Tecno Mobile para o território nacional já no curto prazo, conforme o Tecnoblog apurou junto a fontes no mercado. A movimentação tem se intensificado recentemente.

A Tecno Mobile ensaiou lançar produtos por aqui no passado, tanto que possui aparelhos homologados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presença nas redes sociais, ainda que pequena. Em junho, a empresa renovou o site dedicado ao público brasileiro, que agora conta com uma tradução bem feita e uma listagem de produtos à venda no exterior.

O que é Tecno Mobile?

A Tecno Mobile faz parte de um conglomerado maior chamado Transsion, o quarto maior do planeta quando o assunto é smartphone. A gigante ficou atrás apenas da Apple, Samsung e Xiaomi no ano passado, de acordo com a consultoria Canalys. Ela tem participação de 9% (e crescimento de 15%).

O Tecnoblog apurou que os executivos chineses se debruçam sobre as exigências para operar no país. O potencial é enorme, pois o consumidor brasileiro é apaixonado por tecnologia e gosta de boas ofertas. O martelo ainda não foi batido, mas são grandes as chances de que a Tecno Mobile anuncie a chegada por aqui nos próximos meses.

Uma fonte com conhecimento do assunto nos contou que os chineses estão conduzindo entrevistas e selecionando os funcionários.

Remessas globais de smartphones
Empresa Envios em 2024 (em milhões) Market share em 2024 Envios em 2023 (em milhões) Market share em 2023 Crescimento anual
Apple 225,9 18% 229,1 20% -1%
Samsung 222,9 18% 225,5 20% -1%
Xiaomi 168,6 14% 146,1 13% 15%
Transsion 106,7 9% 92,6 8% 15%
Oppo 103,6 8% 100,7 9% 3%
Outras 395,4 33% 347,9 30% 14%
Total 1.223,1 100% 1.141,9 100% 7%

O grupo Transsion possui presença em diversos países da América Latina, como Colômbia, Chile, Peru e Argentina. Além da marca Tecno, também é detentor da Itel e da Infinix, que vende no Brasil em parceria com a Positivo. O foco da nova empresa seriam os aparelhos com ficha técnica intermediária.

China de olho no Brasil

Empresas chinesas têm demonstrado interesse pelo mercado brasileiro e iniciado investimentos por aqui. É o caso da Honor, Oppo e, mais recentemente, da Jovi, que fez um grande evento em São Paulo, em maio, para comunicar a chegada do V50 e do V50 Lite. As vendas têm sido tímidas neste primeiro mês, segundo fontes do mercado.

Os aparelhos da Tecno rodam sistema Android e costumam contar com cinco anos de atualizações de software. Um dos diferenciais tende a ser a câmera, com um algoritmo que compreende melhor variados tons de pele, de modo a afastar a tendência de embranquecer o rosto e corpo das pessoas.

Gigante chinês planeja lançar nova empresa de celulares no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima