Google Chrome deve finalmente ganhar abas verticais

Não raramente, o Chrome dita tendências, mas o navegador do Google ficou para trás no quesito “abas verticais”. Mas não por muito tempo: surgiram indícios de que, finalmente, o browser contará com o recurso que já existe em rivais como Microsoft Edge, Firefox, Brave e Vivaldi.

As abas verticais permitem que o usuário alterne entre as páginas abertas no navegador a partir de uma coluna lateral, normalmente, posicionada à esquerda. O recurso não é essencial para a navegação, mas vem ganhando adeptos de modo crescente, o que explica a aparente atenção que os desenvolvedores do Google começaram a dar ao assunto.

Aparente porque, até o momento, o Google não fez nenhum anúncio a respeito. Contudo, uma referência sobre abas verticais no Chrome foi encontrada pelo Windows Report no Chromium Gerrit, o sistema de revisão de códigos do projeto Chromium (a base do Chrome e de tantos outros browsers).

O código em questão tem os seguintes dizeres: “[Vertical Tabs] Add feature flag”. Isso sugere que o desenvolvimento das abas verticais está em fase inicial ou está prestes a começar.

Uma segunda referência tem relação com métricas e sugere que o Google está se preparando para registrar quando o usuário ativa as abas verticais no navegador.

Quando as abas verticais chegarão ao Chrome?

Talvez nem o Google tenha a resposta ainda, afinal, as referências às abas verticais no navegador sugerem que o desenvolvimento do recurso está em estágio inicial.

Por ora, a única forma de ter acesso às abas verticais no Chrome é por meio de extensões. Mas elas podem não funcionar a contento. Neste caso, os usuários que fazem questão do recurso podem recorrer ao Microsoft Edge, que suporta abas verticais de modo nativo desde 2021.

Abas verticais também podem ser ativadas em browsers como Firefox, Vivaldi e Brave. O Opera não tem uma função do tipo, mas oferece algo similar: os Workspaces (Espaços de trabalho), que permitem agrupar abas na lateral do navegador de acordo com temas.

Google Chrome deve finalmente ganhar abas verticais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima