Google Chrome vai usar IA para exibir reputação de lojas online

O Google Chrome começou a liberar, nos Estados Unidos, resumos de avaliações de lojas online gerados com a ajuda da inteligência artificial. O objetivo é dar acesso rápido e fácil à reputação daquela empresa. A informação ficará em um ícone à esquerda da barra de endereços.

Por enquanto, o novo recurso estará disponível apenas na versão desktop do Chrome, e somente em inglês. Não há previsão de lançamento em outras regiões ou idiomas, nem informações se a ferramenta será oferecida nas versões do navegador para Android e iOS.

Como o Chrome vai indicar a reputação da loja?

As informações usadas para gerar o resumo virão de diversas plataformas de reviews, como Trustpilot, Verified Reviews, ScamAdviser e outras. As avaliações incluem quesitos como qualidade dos produtos, experiência de compra, preço, atendimento ao cliente e políticas de devolução.

Em uma imagem de exemplo divulgada, ao clicar no ícone à esquerda da URL da loja, uma janela suspensa surge, contendo um texto de seis linhas gerado por IA, resumindo o que os consumidores estão dizendo; uma nota que vai de zero a cinco estrelas; e um link para ler as avaliações.

A ferramenta recebeu algumas críticas nas redes sociais. O jornalista Casey Newton, por exemplo, acredita que o recurso pode desencorajar consumidores a expressarem suas opiniões.

“Por que alguém se daria ao trabalho de escrever uma avaliação detalhada, sabendo que ela vai virar lixo [gerado por IA]?”, questionou, em sua conta no Bluesky.

Concorrência está mais acirrada

Usar IA para resumir avaliações não chega a ser novidade — ao longo do último ano, algumas lojas passaram a recorrer à tecnologia para condensar o que vários clientes disseram sobre um produto.

O Google, porém, está apostando mais fichas na IA para a experiência de compra. O AI Mode da busca será capaz de gerar imagens de roupas a partir de uma descrição fornecida pelo usuário e, após isso, buscar produtos reais em lojas.

Outro contexto importante é no setor de navegadores. O crescimento da IA generativa e dos agentes automáticos tem levado diversas empresas a reimaginar o que é um browser. Alguns exemplos são o Comet, da Perplexity, o Dia, da Browser Company, e o Neon, da Opera. O espaço pode ficar ainda mais disputado, já que há rumores de que a OpenAI também está desenvolvendo um app do tipo.

Com informações do TechCrunch

Google Chrome vai usar IA para exibir reputação de lojas online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima