Resumo
- Google lançou nos EUA e Índia o recurso “Fontes Preferidas”, que destaca veículos escolhidos pelo usuário na seção Top Stories da busca.
- Segundo a empresa, usuários podem selecionar fontes favoritas sem prejudicar a diversidade de conteúdos relevantes.
- O recurso está sendo liberado gradualmente mesmo nos dois países selecionados, sem previsão de chegada ao Brasil.
O Google começou a liberar uma ferramenta que permite ao usuário escolher quais veículos de imprensa aparecem com mais destaque na seção Top Stories da busca. Chamado de Preferred Sources (Fontes Preferidas), o recurso está sendo liberado gradualmente nos EUA e Índia.
Apesar de privilegiar os veículos escolhidos, o Google afirma que continuará exibindo conteúdo de diferentes fontes, caso sejam relevantes para a consulta. Por enquanto, não há previsão da chegada da função ao Brasil.
Como vai funcionar?

O usuário poderá selecionar um ou mais veículos para que seus conteúdos apareçam com mais frequência quando houver novidades relacionadas ao termo pesquisado. Além disso, a página de resultados contará com a seção “From your sources” (Das suas fontes), exibindo exclusivamente as publicações escolhidas.
Para ativar, basta buscar por um tema em destaque, tocar no ícone ao lado do título Top Stories, localizar e selecionar os veículos desejados. Em seguida, é só atualizar a página para ver a mudança. Não há limite de quantas fontes podem ser adicionadas, e quem participou dos testes no Google Labs terá suas escolhas automaticamente mantidas.
Qual o impacto da mudança?
O Google vê o recurso como uma forma de aproximar leitores de publicações que já acompanham regularmente. Para os veículos, a ferramenta pode servir de incentivo para fidelizar o público, já que leitores assíduos tendem a adicionar o site à sua lista de fontes preferidas, aumentando as chances de destaque na busca quando houver conteúdo novo.
A empresa publicou orientações para que editores incentivem seus leitores a configurarem o veículo como fonte preferida. Entre as sugestões estão campanhas de engajamento e instruções sobre como habilitar a função.
O lançamento do Preferred Sources faz parte de uma estratégia mais ampla do Google para permitir que as buscas sejam personalizadas. A companhia afirma, no entanto, que a exibição de resultados continuará dependendo de fatores como relevância e atualidade.
Fontes escolhidas só ganharão destaque quando houver novas publicações pertinentes ao assunto pesquisado.
Com informações do Google, The Verge e Search Engine Jornal
Google libera função para personalizar as notícias exibidas na busca