Google Maps terá modo de economia de bateria com visual minimalista

O aplicativo Google Maps pode ganhar um novo modo de visualização de conteúdo em breve. A variante será uma interface totalmente voltada para a economia de bateria do seu celular, evitando gastar mais energia.

O recurso foi descoberto pelo site Android Authority ao analisar a versão Beta 25.44.03.824313610 do aplicativo de localização e navegação para Android. Ao mesmo tempo em que mantém o funcionamento parecido, ele faz várias alterações no visual do serviço.

No modo de economia de energia, diversos elementos gráficos do Google Maps são removidos, incluindo:

  • os nomes de ruas, avenidas ou estradas;
  • as representações visuais de casas, prédios, praças, parques e outros locais;
  • o ícone em forma de veículo durante uma rota em andamento;
  • quase todas as cores, exceto o preto que predomina no fundo da tela, o branco para a rota atual e alguns ícones como curvas, e tons de cinza para mostrar as ruas próximas;
  • o uso do aplicativo no modo paisagem, ou seja, com o telefone na horizontal.

A ideia da Google parece ser ajudar a preservar um smartphone que esteja quase sem bateria durante um trajeto, sem a possibilidade de recarga do aparelho por meio do próprio veículo ou de um power bank, por exemplo.

O app ainda mostra quanto tempo falta e qual a distância até o destino, seja a pé ou em algum veículo. (Imagem: AssembleDebug/Android Authority)

Até o momento, não é possível saber se ele vai funcionar também com rotas de transporte público, já que isso exige mais informações online sobre linhas e baldeações que podem consumir mais bateria. O recurso parece funcionar de forma independente do modo Economia de Energia presente nos aparelhos.

Disponibilidade

A ferramenta ainda não foi disponibilizada oficialmente e, por enquanto, só as ilustrações obtidas pelo site e algumas linhas de código foram inseridas no sistema. Em breve, ele pode começar a ser testado com grupos selecionados de usuários ou já se tornar uma função na versão estável do aplicativo.

Como aponta o Android Authority, a ferramenta ainda parece em fases iniciais de implementação e precisa resolver problemas e limitações no uso dos mapas neste modo, o que pode atrasar um pouco a implementação. Fora os códigos para Android, até o momento não há informações sobre a chegada deste modo também no iPhone.

Você sabe Que fim levou o Google+, a rede social que prometia muito e virou um fiasco? Confira os detalhes neste artigo!

Rolar para cima