25 de agosto de 2025. Essa era a data que o Google estabeleceu para encerrar o funcionamento de todos os links encurtados por meio do serviço goo.gl. Agora, faltando poucos dias para esse prazo, a companhia decidiu desistir dessa ideia, mas apenas parcialmente.
Que fique claro desde já que o Google não voltará a encurtar links. O serviço goo.gl deixou de aceitar novos endereços em 2019 e não há nada indicando que a companhia irá reverter essa decisão.
Porém, os links encurtados via goo.gl antes de 2019 continuavam funcionando. O plano do Google era fazer esses links deixarem de funcionar a partir de 25 de agosto, de modo que qualquer tentativa de acesso a eles levasse à exibição de uma mensagem de página não encontrada (erro 404).
O que muda, agora, é que esses links serão mantidos, ou seja, continuarão redirecionando o usuário aos endereços de destino, com a condição de que essas URLs tenham registrado acessos no fim de 2024. O próprio Google explica:
Há nove meses, redirecionamos URLs que não apresentavam atividade no final de 2024 para uma mensagem especificando que o link seria desativado em agosto, e esses são os únicos links que serão desativados.
(…) Todos os outros links goo.gl serão preservados e continuarão funcionando normalmente.
O encurtador de links do Google era um serviço antigo. O seu surgimento se deu em 2009, na época, com o nome de Google URL Shortener.
Inicialmente, só era possível encurtar links ali usando a Barra de Ferramentas do Google (outra ferramenta descontinuada) e o Feedburner (para geração de feeds RSS). Mais tarde, o Google passou a permitir encurtamentos de links diretamente no endereço goo.gl.

Por que o Google decidiu manter links no goo.gl ativos?
Porque esses links ainda são usados em “inúmeros documentos, vídeos, postagens e muito mais”, de acordo com o próprio Google. Mas, de novo, essa decisão não significa que o goo.gl passará a aceitar novos endereços.
Para quem ainda precisa encurtar links, serviços como TinyURL e ShortURL seguem em pleno funcionamento.
Google vai manter links encurtados no goo.gl, mas com uma condição