Governo dos EUA confirma novo prazo para evitar banimento do TikTok no país

O governo dos Estados Unidos anunciou na noite de terça-feira (17) que o TikTok terá um novo prazo para definir a venda da sua operação no país, confirmando o plano de Donald Trump

“Essa extensão durará 90 dias, que o governo gastará trabalhando para garantir que este acordo seja fechado para que o povo americano possa continuar a usar o TikTok com a garantia de que seus dados estão seguros e protegidos”, disse Leavitt.

celular-com-tiktok-a-frente-da-bandeira-chinesa
Autoridades americanas alegam que o governo chinês tem acesso aos dados do TikTok. (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Por qual motivo o governo dos EUA exige a venda do TikTok?

Um projeto de lei aprovado no ano passado e sancionado pelo então presidente, Joe Biden, proíbe que empresas chinesas mantenham plataformas digitais em operação nos EUA, alegando segurança nacional e preocupação com os dados coletados. A alternativa para esses serviços continuarem funcionando é a venda para investidores americanos.

A ByteDance tentou contestar a medida, mas a Suprema Corte decidiu que a regra não viola a Primeira Emenda da Constituição americana, conhecida por impedir a criação de leis pelo governo federal para ferir o direito de expressar opiniões e ideias. Com isso, restou à empresa somente a opção de negociar a sua operação no país.

Em seu primeiro mandato, Trump se mostrou favorável à proibição do TikTok nos EUA. Mas o uso da rede social durante a campanha nas eleições do ano passado, aproximando-o dos eleitores mais jovens, o fez mudar o discurso, passando a defender a continuidade do funcionamento do app.

Quer ficar por dentro sobre o futuro do TikTok? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.

Rolar para cima