Itaú Emps: banco lança assessoria financeira para empreendedores baseada em IA

Depois de cerca de dois anos de testes, o Itaú Unibanco fez o anúncio oficial de uma solução voltada a empresas de pequeno e médio portes. Com o sugestivo nome de Itaú Emps, a novidade chega para oferecer assessoria financeira 24/7 a empreendedores usando a inteligência artificial generativa como alicerce.

A instituição está de olho em um segmento em expansão. Atualmente, o Brasil registra 23 milhões de empresas abertas, 10,6 milhões se excluídos os MEIs (Microempreendores Individuais). E esse número só tende a crescer.

Esse cenário é resultado do amplo envolvimento dos brasileiros com o universo dos negócios, explica o Itaú. Considerando empresas de todos os portes, são 47 milhões de pessoas atuando com empreendedorismo no Brasil.

O problema é que esse universo é tão diversificado que, para o banco, não é adequado colocar todos os empreendedores dentro de uma solução financeira única, no caso, o Itaú Empresas. É aí que o Itaú Emps ganha forma.

O que é o Itaú Emps?

A proposta do Itaú Emps é oferecer um conjunto de ferramentas que apoiam o empreendedor na condução do seu negócio. A base dessa solução é a inteligência artificial generativa.

Não é por modismo, de acordo com Pedro Prates, diretor do Itaú Emps. A IA já é realidade para pequenos empresários. Nesse sentido, uma pesquisa feita pela Quaest em parceria com o Itaú mostra, por exemplo, que 44% dos empreendedores já usa IA na sua rotina, seja para fins pessoais, seja para fins profissionais.

A pesquisa mostra ainda que, no âmbito profissional, a IA generativa é usada por 70% dos entrevistados para otimizar atividades de marketing, que 65% recorrem a ela para editar imagens ou vídeos, e que 52% o fazem para analisar dados, só para dar alguns exemplos de aplicações.

O Itaú Emps surge como uma derivação do Itaú Empresas, divisão do Itaú Unibanco que funciona como um serviço de assessoria financeira a empresas, especialmente no que diz respeito à oferta de crédito.

Já a proposta do Itaú Emps é levar recursos do Itaú Empresas para o segmento PME (Pequenas e Médias Empresas), mas com a assessoria financeira e o apoio à gestão do negócio sendo impulsionados pela inteligência artificial generativa, sem que o cliente tenha que contar com o suporte de um gerente para isso.

A novidade visa atender a negócios com faixas de faturamento anual que vão de R$ 200 mil a R$ 3 milhões, embora outras faixas também possam ser atendidas. Oficinas mecânicas, padarias, mercearias, restaurantes, escritórios de advocacia e consultórios médicos são exemplos dos vários tipos de negócios que podem ser atendidos pelo Itaú Emps.

Como o Itaú Emps funciona?

De uma forma similar ao ChatGPT ou ao Gemini, ou seja, por meio de interações por texto a partir do aplicativo do Itaú Emps, disponível para Android e iOS.

Mas o Itaú ressalta que a novidade não é simplesmente um chatbot. A IA generativa em uso pelo banco, oriunda de uma tecnologia batizada pela instituição como Inteligência Itaú, é capaz de gerar respostas contextualizadas com base na combinação de dados proprietários da instituição com os dados financeiros do próprio cliente.

Com isso, o cliente pode recorrer ao Itaú Emps para, por exemplo:

  • pagar boletos ou tributos
  • realizar transações via Pix
  • ter acesso a recursos de crédito, como cartão, limite de conta e Pronampe
  • analisar tendências ou obter insights
  • receber recomendações financeiras contextualizadas

A conta no Itaú Emps não tem cobrança de mensalidade, e permite envio e recebimento de Pix de modo ilimitado.

Mas vale destacar que, no momento, o Itaú Emps atende a empresas com sócio único. Em uma fase posterior, o serviço será capaz de atender a negócios com mais de um sócio e, no próximo ano, MEIs.

Itaú Emps: banco lança assessoria financeira para empreendedores baseada em IA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima