Linha iPhone 18 deve ter melhoria significativa na câmera frontal

A família de celulares iPhone 18 deve passar por uma evolução na câmera frontal em comparação com os modelos lançados em 2025. A informação é de um relatório de analistas da JP Morgan recebido pelo site MacRumors.

De acordo com o levantamento, a expectativa é de que o sensor para selfies e videochamadas nos smartphones da Apple para o ano que vem tenha uma resolução de 24 MP. Essa mesma qualidade de imagem se repetirá em todos os aparelhos principais — ficando de fora apenas do iPhone 18e, que será a versão mais acessível da família.

Os 24 MP já eram esperados segundo alguns rumores já para os aparelhos lançados em 2025, mas a marca teria optado por outro caminho na versão final.

A atual câmera frontal do iPhone tem 18 MP. Com um sensor quadrado, ela oferece mais opções de zoom e rotação, além de enquadramento automático — essa é a tecnologia Center Stage que dá nome ao sensor e, usando inteligência artificial (IA), mantém o usuário no meio da imagem durante chamadas ou reuniões.

Fora a capacidade para fotos, ela ainda é capaz de gravar em resolução padrão 4K Dolby Vision a 60 quadros por segundo, mesmo em movimento graças a uma estabilização de imagem via software.

O que já sabemos da linha iPhone de 2026

A família iPhone 18 já é alvo de rumores há algumas semanas, logo depois do lançamento da geração atual de celulares da Maçã. A expectativa pelos novos modelos é alta, em especial por uma provável estreia.

  • Em 2026, a marca deve apresentar o seu primeiro smartphone dobrável, por enquanto chamado não oficialmente de iPhone 18 Fold. Segundo vazamentos, ele terá um display aberto de 8 polegadas, tela de alta qualidade feita pela Samsung e uma câmera frontal de 24 MP escondida sob a tela;
  • As versões 18 Pro e 18 Pro Max possivelmente contarão com uma câmera de abertura variável, além de uma variante com um design transparente até então inédito e três novas opções de cor: marrom, roxo e borgonha (um tom de vermelho escuro);
  • Já o iPhone Air de segunda geração, que o modelo ultrafino e leve da fabricante, vai corrigir um dos seus maiores defeitos e ganhar uma câmera traseira secundária ultra-wide;
  • A companhia pode também dividir os lançamentos dos celulares em dois eventos: o tradicional em setembro, para apresentar os novos modelos Pro, Air e Fold, e uma segunda conferência só em 2027 para apresentar o iPhone 18 base e também a versão 18e;
O iPhone 17 Pro, atual top de linha da companhia. (Imagem: Divulgação/Apple)

Sabia que a troca da tela do iPhone 17 pode custar no reparo oficial mais de R$ 1,6? Veja aqui os preços de reposição e manutenção do aparelho!

Rolar para cima