A Microsoft encerrará o ciclo de suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025. Mas usuários domésticos poderão solicitar um plano estendido de suporte por mais um ano, de modo pago ou gratuito. A melhor parte é que algumas pessoas já conseguem fazer essa solicitação.
O fim do ciclo de suporte significa que a Microsoft não liberará mais atualizações de segurança ou updates com novas funções para o Windows 10. Um plano de suporte estendido permite que atualizações de segurança importantes sejam disponibilizadas por mais algum tempo, porém.
As opções de suporte estendido ao Windows 10 foram reveladas em junho. Trata-se do programa Atualizações de Segurança Estendidas (ESU, na sigla em inglês). Na ocasião, apenas participantes do programa de testes Windows Insider podiam solicitar adesão. Agora, o acesso ao programa está sendo liberado para todos os usuários domésticos.
Mas essa liberação está acontecendo de modo progressivo. De acordo com a Microsoft, os usuários começarão a ver notificações para o assistente de inscrição por meio de notificações ou na área de configurações do Windows 10.
Talvez a Microsoft libere outra forma de inscrição para o ESU, mas, por ora, é necessário aguardar a notificação aparecer em seu computador.

Quais são as opções de suporte estendido ao Windows 10?
A primeira opção é paga: os usuários poderão solicitar um ano de suporte estendido ao Windows 10 pagando US$ 30 (o valor pode variar de acordo com o país).
Mas também há duas opções gratuitas:
- Ativando o Backup do Windows: essa é uma ferramenta da própria Microsoft que faz cópia de arquivos e configurações do PC usando o OneDrive ou um serviço nas nuvens compatível; aqui, a intenção é facilitar a transferência de dados do Windows 10 ao Windows 11 se for necessário trocar de computador;
- Via Microsoft Rewards: usuários do programa de recompensas da Microsoft poderão se inscrever no ESU se tiverem 1.000 pontos por lá.
Todas as três opções podem ser ativadas a partir do assistente que aparecerá via notificações ou na área de configurações do Windows 10. Mas há uma restrição: o ESU direcionado a usuários domésticos libera somente atualizações de segurança por um ano.
O ESU também é oferecido a organizações, mas com custo de US$ 61 por computador. O plano pode ser renovado por até três anos consecutivos, mas o valor da assinatura aumenta a cada renovação.
Microsoft começa a liberar suporte estendido para o Windows 10