Nintendo volta atrás e libera dono de Switch 2 banido por jogo usado

Resumo
  • A Nintendo reativou a conta de um usuário do Switch 2 que havia sido banido por usar jogos do Switch 1 adquiridos de segunda mão.
  • Aparentemente, a empresa interpretou o acesso como potencial pirataria e bloqueou o usuário preventivamente.
  • O jogador apresentou provas de compra ao suporte, que confirmou a autenticidade e liberou o acesso rapidamente.

A Nintendo já foi criticada — e até notificada pelo Procon-SP, como contamos aqui no Tecnoblog — por cláusulas que permitem bloquear consoles em caso de “uso não autorizado”. A postura firme contra pirataria é conhecida, mas não havia relatos de banimento por jogo original usado.

Isso mudou nesta semana: um jogador dos EUA contou no Reddit que teve a conta do Switch 2 bloqueada depois de tentar usar cartuchos do Switch 1 comprados usados. Após entrar em contato com o suporte, conseguiu reverter o bloqueio e a conta foi reativada.

O que aconteceu?

O usuário dmanthey relatou que comprou 4 jogos do Switch de primeira geração no Marketplace do Facebook. Um erro aconteceu assim que tentou baixar atualizações no novo console, o Switch 2. “Não consegui nem baixar os jogos que comprei”, disse. A Nintendo interpretou a situação como suspeita, provavelmente entendendo que eram jogos pirateados, e bloqueou a conta.

A boa notícia é que o desbloqueio foi rápido. O jogador acionou o suporte oficial, mostrou as listagens de compra e fotos dos cartuchos. O atendimento verificou tudo e removeu o banimento em um chat ao vivo. “Todo o processo foi rápido e tranquilo”, escreveu na publicação.

Nos comentários do post, algumas pessoas ficaram preocupadas. Comprar e revender jogos físicos é algo comum no ecossistema da Nintendo e, para muita gente, recorrer ao mercado de usados é a alternativa para economizar.

Mesmo incentivando cada vez mais os downloads digitais, a Nintendo ainda depende fortemente de mídias físicas — diferente do que acontece com o PlayStation e Xbox.

Até o momento, a Nintendo não comentou sobre esse caso e não há nada sobre revisar as verificações para punir quem compra jogos usados (já que o Switch 2 tem retrocompatibilidade com jogos do console de primeira geração).

Parece que foi realmente uma falha. Mas, caso algo assim aconteça com você, o conselho é ter tudo documentado (notas fiscais, recibos, prints de anúncios e conversas com o vendedor) e entrar em contato com o suporte. 

Com informações do Metro

Nintendo volta atrás e libera dono de Switch 2 banido por jogo usado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima