Há anos atrás, os fãs de videogames jamais imaginariam ler esse tipo de notícia, mas aqui vai: Forza Horizon 5 tornou-se o jogo mais vendido do PS5 em 2025 — com mais de 3 milhões de cópias comercializadas no aparelho, segundo dados da Alinea Analytics. O título, originalmente exclusivo de Xbox, foi lançado para o console da Sony como parte da nova estratégia multiplataformas da Microsoft.
- Leia também: — 3 milhões de cópias vendidas no PS5
- Monster Hunter Wilds — 2,9 milhões de cópias vendidas no PS5
- Assassin’s Creed Shadows — 2 milhões de cópias vendidas no PS5
- Elden Ring Nightreign — 1,4 milhão de cópias vendidas no PS5
- Clair Obscur: Expedition 33 — 1,3 milhão de cópias vendidas no PS5
Forza Horizon 5 conquistou um lugar de respeito na PlayStation — e isso é só o começo
A presença de Forza Horizon 5 no PlayStation marca uma nova fase na indústria, antes impensável, em que franquias tradicionalmente exclusivas do Xbox passam a integrar o catálogo do PS5.
A tendência pode abrir caminhos para outras séries de peso estrear na concorrência, como Gears of War — que, inclusive, chega ao PS5 no dia 26 de agosto com suporte completo a crossplay e cross-progressão entre todas as plataformas, incluindo PC e Xbox Series.

Certamente, o sucesso reforça o interesse do público por títulos de qualidade, independentemente da plataforma. A parceria entre Xbox Game Studios e PlayStation indica um momento de maior flexibilidade e integração entre as gigantes do ramo.
Além disso, a decisão também representa uma vitória estratégica para a Microsoft, já que amplia o alcance de suas principais propriedades intelectuais. Para os jogadores, isso significa mais opções e acesso a experiências antes limitadas pelas barreiras da exclusividade. Será este o fim da guerra de consoles entre os fãs?
Forza vive um momento mágico na concorrência, mas em casa a “coisa tá feia”
Embora Forza Horizon 5 esteja rendendo um “caldo” na concorrência, a situação atual do estúdio responsável pela franquia não vai muito bem — já que a Microsoft demitiu mais de 9 mil funcionários em uma nova reestruturação no início do mês, afetando diversas divisões, incluindo o setor de games.
Na divisão Xbox, a Turn 10 Studios teria encerrado as operações da equipe responsável por Forza Motorsport, segundo relatos de ex-funcionários. Com isso, a franquia de corridas, que passou por um relançamento recente, pode ter chegado ao fim.

Apesar disso, Forza Horizon deve continuar ativo. A mesma fonte afirmou que a equipe dedicada à linha Horizon segue operando no estúdio, que agora foca exclusivamente nessa vertente da série.
- Leia também: Forza Motorsport cancelado? Jogo de corrida e novo FPS do criador de DOOM são afetados por demissões na Xbox
Quem diria que, pelo menos nesse ponto do ano, um exclusivo de Xbox seria o jogo mais vendido do PS5, não é mesmo? O que você acha disso? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!