O que é hardware? Confira as funções e exemplos dos componentes eletrônicos

Hardware envolve qualquer componente físico que compõe um aparelho eletrônico. Os hardwares costumam ser relacionados somente aos computadores, mas também abrangem outros eletrônicos da tecnologia de consumo.

Há dois tipos de classificação comum para os hardwares: os internos (que ficam dentro de um dispositivo) ou os externos (que são conectados ao aparelho). Também existem componentes elétricos e mecânicos, não necessariamente ligados à computação.

Placa-mãe, processador central ou gráfico e memória RAM são exemplos de hardwares internos. Já monitor, teclado, mouse e webcam fazem parte dos hardwares externos.

A seguir, entenda o que são hardwares, veja suas principais funções, e confira os principais exemplos.

O que é hardware?

No universo da tecnologia, o conceito de hardware envolve qualquer componente físico que constitui um dispositivo eletrônico. Em outras palavras, hardware consiste em qualquer item palpável (como processador ou memória RAM) usado na construção de um aparelho.

Importante destacar que hardwares também podem formar outros hardwares. Um bom exemplo disso é a placa de vídeo: um exemplo de hardware que compõe um computador, e que é formado por outros hardwares como processador gráfico (GPU), memória VRAM, coolers, dissipadores, entre outros componentes.

O que significa hardware?

O termo “hardware” vem da junção das palavras “hard” (“duro”, em tradução livre) e ware (que significa “item”), e pode ser traduzido como algo próximo de “peça dura”. A expressão é frequentemente usada na área de tecnologia para se referir às peças palpáveis de um aparelho eletrônico.

Para que serve o hardware?

O hardware é a parte física que habilita o funcionamento de um dispositivo eletrônico. São os hardwares que executam tarefas de processamento, transmissão ou armazenamento de dados, a partir de comandos enviados pelos softwares.

Uma analogia comum é comparar o hardware ao corpo humano, e o software à capacidade cognitiva: depois que os sinais são enviados a partir do intelecto (softwares), partes como braços e pernas (hardwares) podem executar as tarefas ordenadas (como andar, pegar coisas, chutar, entre outras).

E além da capacidade de executar tarefas em um sistema, hardwares também são responsáveis por alocar e carregar os softwares (quando aplicáveis). Como consequência, o trabalho conjunto entre hardware e software permite o bom funcionamento de um eletrônico.

Um hardware funciona sem software?

Sim, mas somente em alguns casos. Hardwares podem funcionar sem softwares, desde que o sistema seja controlado por mecanismos físicos, hidráulicos ou elétricos. Geladeiras e micro-ondas mais antigos, por exemplo, funcionavam sem a necessidade de softwares.

Já no contexto geral de eletrônicos modernos e com poder computacional, hardwares dependem de softwares para execuções de tarefas. Até mesmo em sistemas mais simples, firmwares (tipo de software para execução de funções básicas) são gravados diretamente no hardware para o funcionamento do sistema.

No entanto, vale destacar que softwares não funcionam sem hardwares, uma vez que as aplicações dependem de uma parte física para serem armazenadas, processadas e carregadas pelo sistema.

Quais são os tipos de hardware?

A classificação padrão de hardware costuma envolver componentes físicos que constituem um computador, bem como dispositivos que podem ser ligados ao PC. Nesse conceito, os hardwares podem ser divididos da seguinte maneira:

  • Hardwares internos: componentes e peças internas de computador como processador, memória RAM, processador gráfico, cooler, placa-mãe, além de outros hardwares de processamento ou de armazenamento;
  • Hardwares externos: reúne dispositivos de entrada, de saída ou híbridos, a exemplo de monitor, teclado, mouse, headphone, webcam, entre outros.

No entanto, é importante destacar que hardwares também abrangem as partes físicas presentes em outros tipos de eletrônicos além dos PCs. Nesses casos, eles podem ser intitulados de forma genérica como componentes mecânicos ou elétricos, ou simplesmente de “componentes”.

Quais são os principais exemplos de hardware?

Os principais exemplos de hardware contemplam componentes físicos e periféricos de computador, incluindo:

  • Placa-mãe (hardware interno): conecta todos os componentes internos do PC e permite a comunicação entre eles;
  • Processador central (hardware interno): executa instruções e cálculos;
  • Processador gráfico (hardware interno): processa gráficos e vídeos;
  • Placa de vídeo (hardware interno): abriga o processador gráfico e outros componentes;
  • Memória RAM (hardware interno): armazena dados temporariamente para acesso rápido;
  • HD ou unidades SSD (hardware interno ou externo): armazenam dados e programas de forma permanente;
  • Cooler (hardware interno): componente responsável pelo resfriamento do processador e do sistema como um todo;
  • Monitor (hardware externo): exibe informações visuais ao usuário;
  • Display (hardware externo): tem o mesmo papel do monitor, mas pode ser encontrado em tamanhos reduzidos;
  • Teclado (hardware externo): insere comandos e caracteres no sistema;
  • Mouse (hardware externo): permite a navegação e controle do cursor;
  • Webcam (hardware externo): envia sinais de vídeo para o dispositivo;
  • Headset (hardware externo): recebe e envia sinais de áudio para o sistema.

Quais são os principais eletrônicos que têm hardware?

De modo geral, todos os produtos eletrônico de tecnologia de consumo são construídos a partir de hardwares, sejam eles internos ou externos. Os principais exemplos de aparelhos com hardware incluem:

  • Computadores: contêm hardwares como placa-mãe, CPU, placa de vídeo, fonte de alimentação, entre outros componentes;
  • Smartphones: incluem hardwares como System on a Chip (SoC), baterias, sensores, câmeras e display;
  • Tablets: possuem componentes similares dao de smartphones, como telas, processadores centrais e gráficos, câmeras, entre outros;
  • Consoles de videogames: contam com hardwares como processadores centrais e gráficos, armazenamento, cooler e fonte de alimentação;
  • Periféricos de entrada ou saída: podem ter telas ou displays, processadores, circuitos elétricos, e outros componentes;
  • Eletrodomésticos: geralmente são formados por hardwares elétricos ou mecânicos (como motores e placas eletrônicas), e podem conter sensores, telas e processadores;
  • Câmeras: formadas por lentes, sensores e processadores de imagem, e costumam ter telas, baterias e armazenamento;
  • Dispositivos IoT: geralmente têm hardwares como circuito integrado, adaptadores para rede Wi-Fi, sensores e fontes de alimentação.

Qual a diferença entre hardware e software?

Hardware consiste nos componentes físicos de um dispositivo eletrônico responsáveis pelo armazenamento, processamento e transmissão de dados. Os hardwares são palpáveis, têm o papel de executar tarefas mediante instruções, e armazenam os softwares em suas partes físicas.

softwares são programas ou conjuntos de instruções digitais que orientam o funcionamento de um sistema. Os softwares não são palpáveis, e são responsáveis por instruir os hardwares a executarem as tarefas necessárias para a operação do dispositivo.

O que é hardware? Confira as funções e exemplos dos componentes eletrônicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima