O que é um PC gamer? Saiba o que um computador para jogos precisa ter

PC gamer ou gaming PC é um computador com capacidade para oferecer boa performance em jogos. E assim como existem jogos dos mais básicos aos mais exigentes, há PCs gamer de entrada até máquinas capazes de lidar com games mais pesados.

Um PC gamer possui a maioria dos hardwares vistos em PCs comuns, mas com especificações mais robustas. Além disso, placa de vídeo dedicada, fonte de alimentação adequada, sistema de resfriamento e periféricos voltados para jogos são essenciais em um setup gamer.

Importante destacar que computadores gamer podem ser usados para outras finalidades devido à potência dos componentes, e por isso são mais caros. Já PCs comuns não são necessariamente capazes de rodar jogos por possuírem peças voltadas para usos básicos do dia a dia.

A seguir, saiba o que é um PC gamer, confira quais hardwares são essenciais nessas máquinas, e veja vantagens e desvantagens de um computador voltado para jogos.

O que é um PC gamer?

PC gamer (ou gaming PC, em inglês) é um computador voltado para jogos. Trata-se de um PC com hardware e periféricos de performance superior ao de um PC tradicional, e com poder computacional e gráfico suficientes para garantir bom desempenho em games.

O que um PC gamer precisa ter?

Um PC gamer precisa ter componentes e periféricos que ajudem para uma boa performance em jogos. Não existe uma regra geral sobre quantos megabytes (MBs), gigabytes (GBs) ou terabytes (TBs) determinados componentes precisam ter para o setup ser considerado “gamer”.

Inclusive, a maioria dos componentes de um PC gamer são encontrados em um PC comum. A diferença é que esses componentes costumam ter especificações melhores nos setups para jogos, e algumas peças são mais comuns apenas em computadores voltados para jogatinas.

De modo geral, um PC gamer precisa ter:

Importante ressaltar que esses componentes não são necessariamente obrigatórios: um PC não vai deixar de ser gamer se não tiver algum desses hardwares. Contudo essas peças são comuns em setups gamer por beneficiar a experiência em jogos.

Um PC com placa de vídeo é considerado gamer?

Não necessariamente. Placa de vídeo dedicada é um dos componentes fundamentais para que um computador seja classificado como gamer, mas todo o resto do setup (incluindo processador, memória RAM, sistema de resfriamento e periféricos) precisa ter boa performance para atender a demanda de jogos.

Como exemplo, um computador com placa de vídeo ultrapassada pode não garantir performance suficiente para rodar jogos. Assim como um setup formado por uma boa placa de vídeo e hardwares para uso básico talvez não consiga alcançar potência suficiente para se enquadrar como um PC voltado para jogos.

Em muitos casos, marcas e fabricantes podem vender computadores com o rótulo “gamer” apenas por um processador de boa performance ou um conjunto de luzes. Mas é preciso avaliar a performance como um todo, considerando todos os componentes, para classificar o PC como gamer ou não.

Quais são as categorias de PCs gamer?

PCs gamer podem ser classificados em níveis baseados na performance e preço, assim como categorizações feitas com smartphones e outros eletrônicos. De modo geral, podemos classificar os computadores para jogos nas seguintes categorias:

  • PCs gamer de entrada: setup de baixo orçamento, composto por hardwares mais básicos, e voltado para quem está entrando no universo de jogos; geralmente consegue rodar apenas games mais leves que não exigem tanto poder computacional ou gráfico.
  • PCs gamer intermediários: PCs com componentes intermediários, mais potentes que computadores básicos, porém, inferiores aos setups de ponta; costumam rodar jogos intermediários e até mais pesados, mas geralmente com resolução máxima de 1080p e com configurações mínimas ou médias de vídeo.
  • PCs gamer high-end: computadores extremamente potentes, com processadores e placas de vídeo de última geração, além de monitores com altas taxas de atualização e periféricos de ponta; esses setups são caros e podem rodar qualquer tipo de jogo com as melhores configurações gráficas.

Quais são as vantagens de um PC gamer?

Os PCs gamer possuem vários benefícios devido aos componentes de bom desempenho. As principais vantagens dos computadores voltados para jogos incluem:

  • Hardwares avançados: PCs gamer costumam ter hardwares com especificações superiores aos de computadores comuns.
  • Bom desempenho em jogos: computadores voltados para jogos rodam games com desempenho muito superior em comparação a computadores que não são focados em jogatinas.
  • Compatibilidade com tecnologias gamer: setups gamer costumam ter compatibilidade com alguns recursos voltados para jogos, como DLSS da Nvidia e AMD FidelityFX.
  • Versatilidade de uso: apesar de serem voltados para jogos, PCs gamer atendem a outras funcionalidades devido à boa capacidade de processamento.

Quais são as desvantagens de um PC gamer?

Computadores voltados para jogos têm desvantagens, principalmente tratando-se de custos elevados. Dentre as principais vantagens desses eletrônicos de consumo, estão:

  • Custo elevado: os componentes de um computador para jogos são mais caros quando comparados a peças de um PC comum.
  • Necessidade de atualização: à medida que a indústria se desenvolve e os jogos se tornam mais exigentes, pode ser necessário atualizar peças com determinada frequência para manter compatibilidade com jogos mais recentes.
  • Espaço dedicado: alguns componentes de alta performance e com tamanhos robustos exigem gabinetes grandes, e será necessário ter espaço suficiente na bancada para alocar o computador e seus periféricos.

Um PC gamer serve para estudo ou trabalho?

Sim. Um PC gamer serve para estudar ou para trabalhar além da finalidade de jogatinas, já que tem poder computacional e gráfico suficiente para lidar com pesquisas, navegação na web, ferramentas de produtividade e até aplicações profissionais mais pesadas.

Contudo, a situação inversa nem sempre se aplica: computadores para estudo ou trabalho têm hardwares para atender a tarefas mais básicas, e por isso não costumam apresentar boa performance em jogos.

De modo geral, um PC gamer quase sempre poderá ser usado para estudo ou trabalho, mas computadores para estudo ou trabalho geralmente não vão servir para jogatinas.

Qual é a diferença entre um PC gamer e um PC comum?

Um PC gamer é um computador voltado para bom desempenho em jogos, mas que pode atender a outras necessidades pelas configurações de alta performance. Essas máquinas possuem componentes físicos (hardwares) superiores aos de PCs comuns e, consequentemente, têm custos mais elevados.

Já um computador pessoal (PC) comum é uma máquina voltada para usos básicos diários, como navegação na internet e reprodução de conteúdos. PCs simples até podem rodar alguns jogos leves, mas podem ter a experiência comprometida por não serem projetados para games.

Posso transformar um PC comum em um PC gamer?

Sim. Computadores são estruturados de modo com que você possa trocar uma ou mais peças, seja de uma vez ou gradualmente. Logo, você pode substituir hardwares por componentes mais potentes, transformando o seu computador de uso básico em um PC gamer.

Mas é importante destacar que pode ser necessária uma reformulação robusta, dependendo da performance e dos componentes do seu computador. E em alguns casos, a transformação de um PC comum para um PC gamer pode exigir a troca de todos os componentes do computador, incluindo os periféricos.

Qual é a diferença entre um PC gamer e um notebook gamer?

Um PC gamer é um dispositivo que costuma ficar em lugares fixos, devido ao seu porte. As peças desses aparelhos costumam ser mais potentes que as de notebook e são vendidas separadamente, o que aumenta as possibilidades de expansão. Além disso, PCs para jogos exigem periféricos, como monitor, mouse e teclado.

notebooks ou laptops gamer são portáteis, facilitando o transporte de seus usuários. Notebooks gamer não precisam de monitores ou teclados à parte como os PCs gamer, mas algumas peças são soldadas na placa de circuito e dificultam expansões. Laptops gamer também costumam ter especificações inferiores aos de PCs gamer, devido ao espaço reduzido para componentes.

O que é um PC gamer? Saiba o que um computador para jogos precisa ter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima