OpenAI revela o novo modelo GPT-5, disponível de graça no ChatGPT

Resumo
  • OpenAI lança hoje o GPT-5, disponível no ChatGPT, com promessa de mais rapidez nas tarefas.
  • Novo modelo melhora comunicação, precisão e reduz alucinações.
  • Ao todo, são quatro novos modelos: GPT-5, GPT-5-chat, GPT-5-nano e GPT-5-mini.

A OpenAI anuncia hoje o lançamento do muito aguardado GPT-5, nova geração da família de modelos de linguagem, que se tornou popular nos últimos anos. Essa nova inteligência artificial generativa conta com pelo menos quatro modelos para finalidades distintas.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que o GPT-5 está mais rápido na execução das tarefas. Também explicou que os modelos serão mais transparentes quando optarem por não responder a um prompt, normalmente por esbarrarem em barreiras de segurança.

Já o gerente de pesquisa de segurança, Alex Beutel, afirmou que o GPT-5 comunica melhor suas ações, entrega respostas mais corretas e produz menos alucinações. Ele passou por testes de red team durante 5 mil horas, segundo a empresa. O sistema não mente mais sobre ter concluído uma tarefa que ele nem tentou iniciar, disse Michelle Pokrass, um dos especialistas no pós-treinamento do GPT-5.

As declarações ocorreram numa demonstração feita numa reunião online com jornalistas de veículos de imprensa selecionados. Eu participei do bate-papo, representando o Tecnoblog.

Um salto de qualidade

Ainda de acordo com Altman, o sistema de IA soa mais humano nas interações por texto. Ele disse que a diferença é muito clara em relação ao GPT-4, hoje disponível tanto no ChatGPT quanto via API. “Depois que você começa a usar o 5, não quer voltar para o 4”, disse o executivo.

“Me lembrou de quando o iPhone foi daqueles pixels enormes para o Retina Display

Sam Altman, CEO da OpenAI

A nova família de modelos de linguagem poderá ser acessada no ChatGPT, com diferenças de limites de uso (os chamados tokens) entre usuários da versão gratuita e assinantes das versões pagas. O mesmo vale para as consultas via API, feitas por apps de terceiros, que normalmente integram vários modelos de IA.

São quatro modelos ao todo: GPT-5, GPT-5-chat, GPT-5-nano e GPT-5-mini.

Chegamos na AGI?

Durante a conversa, jornalistas questionaram se o GPT-5 chega na chamada inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês), conceito que, em resumo, estabelece que a IA teria a mesma capacidade cognitiva de um ser humano. Altman disse que não, entre outros motivos, porque o aprendizado dele não evolui conforme as interações são realizadas.

Não custa lembrar: OpenAI e Microsoft possuem uma robusta parceria, com investimentos de bilhões de dólares e fornecimento de infraestrutura de computação em nuvem. O contrato será encerrado quando a AGI for alcançada.

OpenAI revela o novo modelo GPT-5, disponível de graça no ChatGPT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima