Na última quarta (02), o dia não começou nada bem para mais de 9 mil funcionários da Microsoft, que foram desligados de suas funções em uma nova onda de demissão em massa. Todas as áreas foram afetadas, incluindo o Xbox — e isso, certamente, colocou em dúvida o “reinado” de Phil Spencer como chefe da vertical de games. Bem, parece que o executivo pode ficar tranquilo, pelo menos por enquanto.
- Leia também:
Perfect Dark e Everwild, por exemplo, foram cancelados — enquanto a Turn 10 Studios, desenvolvedora de Forza Motorsport, demitirá mais de 70 funcionários. A Zenimax Online Studios também teria cancelado um novo MMORPG de codinome Blackbird, que estava em desenvolvimento desde 2018.
Esta é a quarta rodada de demissões no Xbox nos últimos meses
O cenário atual da indústria é, no mínimo, alarmante. A nova onda de demissões na Microsoft, por exemplo, é a quarta que acontece na empresa em um curto espaço de tempo.
A primeira ocorreu em janeiro de 2023, quando a Microsoft confirmou planos de demitir aproximadamente 10.000 funcionários — afetando cerca de 4,5% de sua força de trabalho, que incluía funcionários da Bethesda e da desenvolvedora de Halo, 343 Industries.

Em janeiro de 2024, foi confirmado que mais 1.900 funcionários seriam desligados das suas funções na Activision Blizzard, Bethesda e Xbox. Já em setembro do mesmo ano, foi anunciado o corte de mais 650 empregos na divisão de jogos da Microsoft.
Além disso, no início de 2025, foi relatado que a Microsoft havia feito um número não especificado de demissões em diversas divisões, incluindo funcionários dos negócios de segurança, vendas e jogos da fabricante do Xbox.
Será que Phil Spencer ainda pode render um “caldo” para Microsoft e Xbox? Comente sua opinião sobre o assunto nas redes sociais do Voxel!