Tanto o PlayStation 6 quanto o próximo Xbox estão distantes do lançamento, mas o chip primário desses dispositivos já pode ter vazado. Em um recente vídeo, o informante Moore ‘s Law is Dead revelou a existência de uma APU com tecnologia AMD de codinome “Magnus” e usaria a futura arquitetura Zen 6.
- Como aponta o insider, Magnus opera com um esquema diferenciado de 11 núcleos híbridos, sendo três cores Zen 6 padrão e mais oito cores Zen 6c;
- O SoC que abriga esses núcleos é relativamente grande, com 144 mm², e há 12 MB de cache L3;
- A fabricação do vindouro chip deve ser realizada pela TSMC em um processo de litografia de 3 nanômetros;
- O SoC de computação é vinculado a uma unidade gráfica por meio de um Bridge Die, para mesclar ambos, aumentando o tamanho para 264 mm²;
- Na parte somente da iGPU, o sistema abriga uma largura de banda alta de 384-bit para memória de vídeo mais rápida
Embora ainda não saibamos o que o chip Magnus é exatamente, certas especificações chamam a atenção. O mais interessante é certamente o sistema de 11 núcleos, raramente usado na indústria, já que as fabricantes costumam pular direto para opções de 12 ou 14 núcleos.
- Entenda:
Seja como for, o PS6 e o próximo Xbox só devem aparecer após 2027, então há um longo tempo de esperar até experimentar a potência do Magnus.
Para mais informações, fique ligado no site do TecMundo e não perca nenhuma novidade sobre os próximos consoles da Sony e Microsoft.