A Apple decidiu mudar a nomenclatura do sistema do iPhone. A partir de agora, a empresa terá o iOS 26 e versões subsequentes. O anúncio foi feito na tarde de hoje, durante o evento WWDC 2025. Além disso, a Apple anunciou um graúdo redesign do iOS, que chegará aos telefones da marca em setembro.
A medida também vale para os sistemas macOS, iPadOS, watchOS, tvOS e visionOS. Ou seja, a Apple se distancia de uma nomenclatura desordenada e passa a adotar um formato que lembra o setor automotivo, tanto que os carros 2026 começam a ser vendidos ainda no ano-calendário de 2025.

Como é o iOS 26?
O iOS 26 é o próximo sistema do iPhone, que sucede o iOS 18. Ele ganha uma interface com mais elementos que lembram vidro. Os ícones dos aplicativos são redondos, num formato que lembra algumas skins de Android. A ideia da Apple é oxigenar um sistema operacional que mantém a mesma cara desde 2013, quando o iOS 7 foi apresentado pela companhia.
A linguagem visual flat continua em cena, mas parte do minimalismo do sistema foi substituída por novos elementos. A interface lembra o visionOS, presente no dispositivo de realidade virtual/mista Apple Vision Pro.
- Translúcido, com comportamento óptico semelhante ao vidro real.
- Adapta-se dinamicamente ao conteúdo e ao ambiente (claro/escuro).
- Reage em tempo real com realces especulares e animações suaves.
- Presente em controles, ícones, widgets, barras e telas do sistema.
- Integração visual com cantos arredondados do hardware.
- Lock Screen com números em Liquid Glass que se ajustam ao papel de parede.
