Robôs domésticos: a categoria que facilita a rotina de limpeza

Quando pensamos em robôs domésticos, muita gente acha que essa é uma ideia futurista demais — como a personagem Rosie, do desenho animado Os Jetsons. Porém, esses equipamentos estão bastante avançados e, nos últimos anos, passaram a ocupar um papel importante nos lares de várias partes do mundo.

Esses dispositivos estão longe de ser um assistente completo para tarefas da casa, mas podem ajudar com trabalhos manuais específicos e, com isso, fazer com que você ganhe tempo para realizar outras atividades de trabalho ou lazer. Mas você sabe exatamente como funciona essa categoria de produtos e quais são os exemplos mais comuns no mercado? A seguir, confira como os robôs domésticos já estão mudando a limpeza residencial e o potencial para alterar ainda mais esse cenário.

O que são robôs domésticos e como eles funcionam?

Robôs domésticos são dispositivos inteligentes que realizam tarefas cotidianas envolvendo tarefas de uma residência, antes restritas aos seres humanos. Elas incluem limpeza em geral, transporte de objetos e até atividades manuais mais complexas, como cozinhar. Esses robôs normalmente funcionam a partir de sensores que mapeiam o ambiente ao redor, normalmente com o auxílio de uma câmera, e componentes específicos que realizam a função do aparelho — como escovas e um pano no caso de limpeza, ou um braço robótico para transporte de itens.

Modelos mais avançados também contam com inteligência artificial (IA), o que permite ao robô aprender com os próprios erros ou acertos e melhorar o desempenho de forma contínua. Antes ou durante o primeiro usos, esses robôs normalmente exigem uma configuração mais avançada para se familiarizar com o local ou a tarefa. Isso significa normalmente determinar elementos como qual será a área de atuação dele, o horário de funcionamento e outras variáveis, que dependem também da função de cada máquina.

Foi na década de 1960 que nasceram robôs que começaram a tornar esse sonho possível. A

Sabia que a China sediou recentemente a primeira meia-maratona que teve robôs entre os corredores? Confira nesta matéria do TecMundo como foi a corrida!

Rolar para cima