Samsung pode usar Exynos 2600 nos Galaxy S26 em certos países

Após o lançamento do Exynos 2500, a Samsung já se prepara para lançar o próximo Exynos 2600 destinado aos futuros Galaxy S26. Os detalhes são cortesia do informante Jukan, que revelou a informação por meio de uma postagem na rede social X, indicando que a plataforma integrará os aparelhos em determinadas regiões.

Segundo o insider, a gigante sul-coreana pode utilizar esse chip no Galaxy S26 para o lançamento global. Contudo, o chip primordial do S26 Ultra e até mesmo o restante do lineup deve ficar a cargo do novo Snapdragon 8 Elite Gen 5, que já está em modelos como o Xiaomi 17 Pro Max.

Mesmo que a informação se confirme, talvez o mercado brasileiro receba a variante com o chip da Qualcomm. Em lançamentos com chips diferentes, o Brasil recebe geralmente os modelos com Snapdragon e certas localidades ficam com o Exynos ou versões com o Dimensity, da MediaTek.

Chip Exynos 2500 tem suporte para sensores de câmera de até 320 MP (Imagem: Samsung)

Seja como for, a escolha para o Exynos 2600 não é mera coincidência, visto que a Samsung vem mudando seus planos de maneira recorrente. É provável que os Galaxy S26 sejam anunciados somente em março de 2026, e não entre janeiro e fevereiro, principalmente por conta do provável cancelamento do Galaxy S26 Edge.

Novo Exynos pode engolir A19 Pro

Apesar da informação sobre o uso do Exynos 2600, detalhes a respeito da ficha técnica dessa plataforma não foram revelados. Contudo, há a expectativa para que a NPU do chip seja até seis vezes mais potente que a do A19 Pro, da Apple, e algo em torno de 30% mais veloz que o rival Snapdragon.

  • Do lado da GPU, esse segmento deve ter ganhos de 30% contra o Snapdragon 8 Elite Gen 5 e até 75% contra o A19 Pro;
  • Em testes multi-core, a diferença para a plataforma da Apple seria de 14%;
  • Um dos motivos para essas melhorias está na fabricação do novo Exynos em uma litografia de 2 nanômetros aprimorada pela Samsung;
  • A fabricação também terá transistores gate-all-around (GAA) para melhorar o desempenho e eficiência;
  • Vale notar que a nova versão deve manter o esquema de dez núcleos híbridos da atual geral;
  • O principal destaque do Exynos 2500 é a tecnologia fan-out wafer-level packaging (FOWLP), que melhora a eficiência energética nos dispositivos;
  • Esse chip é primordialmente utilizado em dobráveis da Samsung, como no recente Galaxy Z Flip 7.

Mesmo com as informações, é importante tratar tudo como meros rumores. O Exynos 2500 foi lançado em junho, e como os Galaxy S26 chegam no primeiro semestre de 2026, a Samsung sequer completaria um ano de lançamento entre as gerações de chips, adicionando uma camada de dúvidas sobre a veracidade dessa escolha.

Para mais informações sobre chips da Samsung, basta ficar conectado no site do TecMundo.

Rolar para cima