Samsung vai exibir anúncios na tela das geladeiras

Resumo
  • A Samsung vai testar a exibição de anúncios em geladeiras Family Hub nos EUA, mostrando publicidade na tela quando o aparelho está ocioso.
  • Os modelos envolvidos têm preço a partir de US$ 1.800 nos EUA e podem chegar a R$ 30 mil no Brasil.
  • Por enquanto, a novidade é restrita aos EUA, e a expansão para novas regiões dependerá da reação dos consumidores.

Após prometer 7 anos de suporte oficial para geladeiras e outros eletrodomésticos, a Samsung anunciou uma atualização de software para refrigeradores da linha Family Hub. Com ela, será possível exibir propagandas no display principal.

Por enquanto, somente Estados Unidos participam do programa de testes com o recurso, que curiosamente surgiu nos modelos mais caros. Um usuário do Reddit compartilhou uma imagem com detalhes da atualização, que apresenta a novidade como uma “melhoria de serviço”.

Como os anúncios vão aparecer?

Segundo a companhia, a publicidade aparecerá na “tela de capa”, ativada quando o display principal do refrigerador está ocioso e vai se adaptar ao tema selecionado pelo usuário. O registro da atualização diz que os anúncios serão integrados aos seguintes temas: “Clima”, “Cor” e “Quadro Diário”.

Em contrapartida, quem optar pelos temas “Arte” ou “Galeria”, que exibem obras de arte ou álbuns de fotos pessoais, não visualizarão a publicidade.

Ao site Android Authority, a Samsung informou que os usuários terão algum controle sobre o conteúdo exibido e que o formato do anúncio pode variar dependendo das opções de personalização escolhidas pelo proprietário do eletrodoméstico.

Ainda não foi anunciada uma função que permita desativar totalmente a exibição de anúncios. A alternativa mais drástica para o usuário seria desconectar o refrigerador da internet, mas essa ação resultaria na perda de todas as funcionalidades inteligentes, os grandes atrativos para a compra desses modelos.

Anúncios nas geladeiras mais caras

Vale mencionar que a linha de refrigeradores Family Hub nos EUA tem preços que começam na casa dos US$ 1.800 (quase R$ 9.600, na conversão direta) e podem ultrapassar os US$ 3.500 (R$ 18.600). No Brasil, também são considerados produtos de alto padrão.

Por aqui, os valores podem variar bastante dependendo do modelo, da capacidade e da loja. O Side By Side RS58, por exemplo, pode ser encontrado por cerca de R$ 15 mil, enquanto versões mais recentes e com telas maiores chegam perto dos R$ 30 mil.

Smart TVs e outros dispositivos conectados já adotam estratégias semelhantes de publicidade, mas a inclusão de anúncios em um eletrodoméstico essencial como o refrigerador gera novas discussões. No Reddit, muitos usuários alegam que não esperavam publicidade em um produto tão caro e defendem que, se essa prática já era planejada, deveria ter sido informada no momento da compra.

No comunicado divulgado pelo Android Authority, a Samsung diz o seguinte:

“A Samsung está comprometida com a inovação e com a valorização diária dos nossos clientes de eletrodomésticos. Como parte dos nossos esforços contínuos para fortalecer esse valor, estamos conduzindo um programa piloto para oferecer promoções e anúncios selecionados em determinados modelos de geladeiras Samsung Family Hub no mercado americano.

Como parte deste programa piloto, os refrigeradores Family Hub nos EUA receberão uma atualização de software via rede (OTN) com Termos de Serviço (T&C) e Aviso de Privacidade (PN). A publicidade aparecerá em determinadas telas de cobertura de refrigeradores Family Hub. A tela de cobertura aparece quando uma tela do Family Hub está ociosa. O formato do design do anúncio pode mudar dependendo das opções de personalização do Family Hub para a tela de cobertura, e a publicidade não aparecerá quando a tela de cobertura exibir o Modo Arte ou álbuns de fotos.

Os anúncios podem ser descartados nas telas de capa onde os anúncios são exibidos, o que significa que anúncios específicos não aparecerão novamente durante o período da campanha.”

E no Brasil?

A fabricante sul-coreana não revelou quais modelos participam do programa piloto nem confirmou se pretende levar a iniciativa a outros países, incluindo o Brasil. A expansão para novas regiões dependerá da reação dos consumidores nos EUA.

Com informações do SamMobile

Samsung vai exibir anúncios na tela das geladeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima