Satélite da NASA desativado desde a década de 60 emite sinal ‘poderoso’ no espaço

Um satélite da NASA desativado há quase 60 anos emitiu um sinal misterioso e tão poderoso que chegou a ofuscar, brevemente, todos os demais pulsos captados do espaço, deixando os astrônomos entusiasmados, pelo menos momentaneamente. O fenômeno ocorreu em junho de 2024, mas só foi revelado agora.

Conforme noticiou a New Scientist na última sexta-feira (20), o registro foi feito por cientistas da Austrália no dia 13 de junho do ano passado. A princípio, eles acreditaram se tratar de um

Um dos primeiros eventos transmitidos via TV por meio do sinal fornecido pela dupla de satélites foi o assassinato de John F. Kennedy. A tragédia aconteceu em novembro de 1963, quando o então presidente dos EUA estava na cidade de Dallas.

telescopios-instalados-em-solo-voltados-para-o-ceu
O sinal emitido pelo Relay-2 foi captado por telescópios na Austrália em junho de 2024. (Imagem: Getty Images)

Por que o satélite Relay-2 emitiu um pulso de rádio?

A equipe do ASKAP acredita que a RFB emitida pelo equipamento desativado em órbita tenha sido causada por carga eletrostática acumulada ao longo de quase 60 anos no espaço que foi liberada de repente. O telescópio de Arecibo, que colapsou em 2020, chegou a registrar esse tipo de descarga, porém com maior duração.

Os astrônomos também especulam que o sinal misterioso do espaço possa ter relação com o impacto de um micrometeorito ou outro objeto com o satélite. Eventos como este podem liberar uma pequena nuvem de plasma captada como pulso de rádio por equipamentos em solo.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.

Rolar para cima