O site 12ft.io, que permitia contornar paywall para acessar conteúdos pagos sem qualquer taxa, saiu do ar recentemente, gerando reclamações nas redes sociais e em fóruns online. A remoção da ferramenta aconteceu após ação da News/Media Alliance, que representa empresas de comunicação, na última semana.
De acordo com os relatos, a plataforma começou a apresentar falhas há alguns dias, não conseguindo mais
“Para proteger o conteúdo protegido por direitos autorais de seus membros, a News/Media Alliance continuará a tomar medidas semelhantes contra outros fornecedores de tecnologias de desvio de acesso pago não autorizadas”, alertou, em comunicado.

Ferramenta também bloqueava anúncios
Tendo a missão de “limpar a web”, como afirmou o engenheiro de software Thomas Millar, criador do serviço, o 12 Foot Ladder surgiu em 2021. A ideia nasceu após o especialista notar que 80% das páginas que apareciam nos resultados de busca do Google apresentavam conteúdos pagos, na ocasião.
Além de remover o paywall, a plataforma também funcionava como um bloqueador de anúncios, possibilitando a visualização dos conteúdos sem que propagandas aparecessem na página. Dessa forma, o usuário aproveitava uma navegação mais limpa e sem quaisquer restrições.
- Fique por dentro: YouTube começa nova caçada contra bloqueadores de anúncios no Firefox
Curiosamente, Millar decidiu cobrar assinatura dos usuários do 12ft.io em 2022, algo similar ao que os sites desbloqueados pela ferramenta faziam. O engenheiro justificou a medida como um auxílio financeiro para a manutenção da plataforma, embora ela tenha continuado a funcionar de graça, normalmente, até poucos dias atrás.
Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.