Trump ameaça usar submarino nuclear após Rússia testar míssil intercontinental

Em crítica ao chefe do Kremlin, nesta segunda-feira (27), Donald Trump alertou a Vladimir Putin que os Estados Unidos têm um submarino nuclear posicionado perto da costa da Rússia que estaria pronto para entrar em ação, se necessário. A ameaça surgiu após o teste de um novo míssil nuclear intercontinental russo.

Comentando a respeito do alcance do projétil, o republicano avisou que não precisaria voar longas distâncias para um eventual ataque, devido à localização da embarcação, apontada por ele como a “maior do mundo” na categoria. O líder da Casa Branca também disse que Putin deveria se preocupar com o fim da guerra em vez de testar armas.

Trump criticou as ações mais recentes de Putin em meio às tentativas de acabar com a guerra na Ucrânia. (Imagem: Andrew Harnik/Getty Images)

Moscou afirma ter testado “arma invencível”

No domingo (26), o general das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, divulgou detalhes do teste do míssil intercontinental 9M730 Burevestnik com capacidade de transportar ogivas nucleares. O foguete teria alcançado 14.000 km, durante voo que durou 15 horas.

  • Com esse alcance, a arma poderia atingir qualquer ponto no território dos EUA, mas o militar comentou que ela pode ir além, descrevendo-a com capacidade de “voo ilimitado”;
  • Ainda conforme Gerasimov, o Burevestnik consegue contornar quaisquer sistemas de defesa, o que em teoria o colocaria como uma “arma invencível”;
  • Identificado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como SSC-X-9 Skyfall, o míssil de cruzeiro é uma das grandes armas da Rússia reveladas por Putin há sete anos;
  • Ele havia falhado em testes anteriores, voando em velocidades subsônicas, por isso o experimento mais recente é apontado como um grande avanço.

Apesar disso, o especialista em controle de armas, Jeffrey Lewis, questiona a suposta invencibilidade do armamento. Para ele, algumas aeronaves da OTAN são capazes de interceptar o poderoso míssil nuclear russo, ao contrário do que dizem os militares do país.

Lewis também comentou que os testes representam um passo adiante na corrida armamentista, dificultando ainda mais um acordo de paz na guerra da Ucrânia. Sobre isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou que o lançamento prejudique a relação entre EUA e Rússia.

missil-sendo-lancado
A Rússia afirma ter testado com sucesso o míssil Burevestnik. (Imagem: Olena Bartienieva/Getty Images)

EUA mantêm segredo sobre a localização do submarino

Raramente, militares americanos comentam sobre o posicionamento de seus submarinos, com as exceções ficando por conta de ocasiões nas quais estejam tentando intimidar seus adversários. Em agosto, Trump citou as embarcações, em resposta aos comentários de autoridades russas a respeito de seu arsenal.

Movidos a energia nuclear, alguns desses submarinos podem lançar ogivas nucleares, como os da classe Ohio, que frequentemente estão em missões de patrulha. O presidente americano não detalhou qual modelo se encontra nas proximidades da costa russa.

Curtiu o conteúdo? Continue se atualizando no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

Rolar para cima