Você já ouviu falar do Windows 11 SE? Trata-se de uma versão do sistema operacional direcionada a computadores de baixo custo, usados por escolas ou entidades educacionais. Essa versão ficou pouco conhecida e não terá chance de se tornar popular: a Microsoft vai acabar com ela.
O Windows 11 SE foi introduzido em 2021, junto com o Surface Laptop SE, da própria Microsoft. Esse é realmente um notebook de baixo custo. Seu hardware inclui um processador Intel Celeron, apenas 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, havendo também uma versão com chip Intel N4120 e 8 GB de RAM.
Fabricantes como Acer, Asus, Dell e Lenovo também manifestaram intenção de lançar notebooks baseados no Windows 11 SE. Isso tornaria a versão do sistema operacional uma alternativa aos Chromebooks, que são baseados no Chrome OS. O problema é que, no fim das contas, a adesão ao Windows 11 SE pela indústria foi quase nula.
Obviamente que, por ser de baixo custo, o Windows 11 SE apresentava algumas limitações funcionais. Os aplicativos abriam somente em tela cheia, não havia acesso à Microsoft Store e o painel de widgets estava ausente, só para dar alguns exemplos.

Por que o Windows 11 SE chegou ao fim?
A Microsoft não explicou a razão, mas é possível que a baixa popularidade do Windows 11 SE tenha pesado para a companhia cancelar o projeto. Em uma página de ajuda, a empresa informa o seguinte (em tradução livre):
A Microsoft não lançará nenhuma atualização de recurso após o Windows 11 SE, versão 24H2. O suporte para o Windows 11 SE — incluindo atualizações de software, assistência técnica e correções de segurança — terminará em outubro de 2026.
Embora seu computador continue funcionando, recomendamos a transição para um dispositivo compatível com outra edição do Windows 11 para garantir suporte e segurança contínuos.
Note que, apesar de receber algum suporte até outubro de 2026, o Windows 11 SE não será atualizado para o pacote 25H2, a ser liberado até o fim deste ano.
Com informações de Neowin
Versão do Windows 11 para PCs de baixo custo vai ser descontinuada