O WhatsApp pode ser banido da Rússia em breve, alertou o parlamentar que atua na regulação do setor de tecnologia da informação no país, Anton Gorelkin, na última sexta-feira (18). Um novo aplicativo de mensagens de origem nacional deve substituir a plataforma da Meta.
“É hora de o WhatsApp se preparar para
Vale lembrar que o Instagram e o Facebook foram proibidos na Rússia em 2022, desde a invasão à Ucrânia, mas o WhatsApp até então continua funcionando, estando presente nos smartphones de 68% da população local. A Meta ainda não se manifestou a respeito da possibilidade de restrição ao app no país.

Novo app de mensagens russo
Além de alegar questões de segurança, o governo Putin também justifica as possíveis restrições ao WhatsApp com a promoção de serviços nacionais equivalentes. Dessa forma, o país vem tentando estabelecer a soberania digital com a oferta de softwares próprios para a população.
Em junho, Putin autorizou o desenvolvimento de um novo aplicativo de mensagens apoiado pelo estado, chamado “MAX”, que poderia ocupar o lugar deixado pela plataforma da Meta em caso de um eventual banimento. Isso também reduziria a dependência do Telegram.
- Fique por dentro: WhatsApp prepara visualização de conversas em threads para te ajudar a acompanhar discussões
Porém, a medida recebeu críticas dos opositores do governo, citando a possibilidade de rastreamento de suas mensagens ao usarem este novo serviço que o Kremlin planeja lançar. Como alternativa, eles sugeriram a aplicação de restrições à velocidade do WhatsApp, em vez de bloqueá-lo totalmente.
Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.