WhatsApp terá propagandas entre os status; veja o que muda no app

A Meta apresentou, nesta segunda-feira (16/06), que o WhatsApp terá propagandas entre um status e outro, como são conhecidos os stories da plataforma. Além disso, donos poderão pagar para impulsionar seus canais e cobrar assinatura por conteúdo exclusivo. Os recursos devem chegar gradualmente no mundo todo, mas a empresa já avisa que esse processo levará meses.

As novidades são mais um passo da Meta para ganhar dinheiro usando o WhatsApp. Elas já eram esperadas há muito tempo: desde 2018 circulam notícias sobre propagandas nos status, e em 2023, o próprio Will Cathcart, líder do WhatsApp, afirmou que a publicidade chegaria a essa área e aos canais.

“Nossa equipe tem discutido nossos planos de desenvolver um modelo de negócio que não interfira nas suas conversas pessoais há anos e acreditamos que a aba Atualizações é o espaço ideal para colocar esses novos recursos em prática”, diz o WhatsApp no comunicado publicado sobre as funcionalidades.

A empresa faz questão de ressaltar que chamada área de mensagens não terá mudanças. “Aqueles que usam o WhatsApp apenas para conversar com seus amigos e familiares continuarão tendo a mesma experiência de sempre”, diz o comunicado. A criptografia de ponta a ponta nas conversas, grupos e status pessoais também está mantida.

Como serão as propagandas nos status?

A área de status do WhatsApp é similar à de stories do Instagram e do Facebook, com publicações que ficam 24 horas no ar. As propagandas aparecerão entre os posts de um usuário e outro. Segundo a Meta, eles servirão para “encontrar novas empresas e iniciar conversas com facilidade sobre produtos ou serviços”.

Em uma apresentação para a imprensa, a companhia enfatizou que as empresas que anunciam no Facebook e no Instagram já direcionam seus consumidores para o WhatsApp. Colocar as propagandas no mensageiro, portanto, é um caminho natural.

A Meta explica que só usará informações de perfil do usuário para personalizar os anúncios caso a conta do WhatsApp esteja conectada na Central de Contas da Meta. Do contrário, a plataforma ficará limitada a dados menos refinados, como país, idioma selecionado no dispositivo, canais seguidos e interações anteriores com anúncios.

Quais são as mudanças nos canais?

As outras duas novidades anunciadas pelo WhatsApp estão nos canais do app. Aqui, não haverá propaganda no sentido tradicional, como vai acontecer nos status. A mudança é que donos poderão pagar para promover seus canais na lista de sugestões do aplicativo, como forma de tentar expandir seu público.

Outra novidade é a assinatura de canais. Os donos poderão oferecer conteúdo exclusivo mediante um pagamento mensal. Esse é um modelo já adotado por várias plataformas, nos mais diversos formatos, como YouTube, Substack e Patreon, só para citar alguns exemplos. Ao oferecer esta opção, o WhatsApp entra neste mesmo campo e passa a disputar a preferência dos criadores.

Segundo a Meta, o pagamento da assinatura será processado pelas lojas de aplicativos. A empresa não cobrará taxas neste primeiro momento.

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