Xbox: próxima geração pode ser híbrido de PC e console

Resumo
  • Próximo Xbox pode ser híbrido de PC e console, rodando Windows e com foco em serviços de jogos.
  • O caminho foi sugerido pela presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, durante uma entrevista.
  • A Microsoft já fechou parceria com a AMD para criar chips para um portfólio de dispositivos, incluindo um console.

O futuro do Xbox continua sendo um dos mais polêmicos (e misteriosos) da indústria, mas a Microsoft já está começando a iluminar esse caminho. Ontem (21/10), a presidente da divisão, Sarah Bond, sugeriu que a próxima geração do videogame pode abandonar a tradição e se aproximar de um híbrido entre console e PC.

A declaração foi dada por Bond em entrevista ao canal Mashable, na qual falou sobre o novo Xbox Ally X, console portátil que se esgotou poucas horas após a abertura da pré-venda. Ao ser questionada sobre os rumores de que o próximo Xbox seria mais parecido com um PC, a executiva sutilmente concordou.

“Posso dizer que você está certo, que o console da próxima geração será uma experiência muito premium, muito sofisticada e curada”, afirmou. “Você está começando a ver um pouco do nosso pensamento neste portátil [o Ally X], mas não quero entregar tudo”.

Estratégia atual indica novos rumos

Conforme observa o The Verge, a fala de Bond reforça a tese de que o próximo Xbox será “movido a Windows” e não ficará “preso a uma única loja”. A menção ao Ally X como um vislumbro do futuro pode ser uma evidência do foco em flexibilidade.

Essa aparente mudança de estratégia se conecta a várias movimentações recentes da Microsoft. Conforme noticiamos no Tecnoblog, a empresa lida com o desempenho fraco na venda de hardware e, ao mesmo tempo, crescimento do setor de serviços, impulsionado pelo Game Pass.

Em junho, a Microsoft fechou uma parceria de “vários anos” com a AMD. O acordo prevê a criação de chips para um “portfólio de dispositivos”, além de um console. A Microsoft também tem investido pesado para fortalecer o ecossistema no PC.

Em setembro, por exemplo, a empresa liberou uma atualização para o app Xbox no Windows que unifica bibliotecas de outras lojas, como Steam e Epic Games, centralizando a experiência do jogador. Contudo, reformulou o Game Pass e anunciou um reajuste agressivo, no qual praticamente dobrou o valor do plano Ultimate no Brasil.

Mudança de foco

O Xbox já passou por pelo menos duas fases na última década. Em 2013, o Xbox One tentava transformar a plataforma em um hub de entretenimento doméstico completo. Isso incluía TV ao vivo e o finado Kinect. Sem grande sucesso, a empresa ajustou o rumo com o Series X/S, usando o Game Pass como centro da estratégia.

A partir dali, o serviço de assinatura, que cresceu 13% no quarto trimestre fiscal desse ano, passou a concentrar os grandes lançamentos da Microsoft e reforçou a ideia de que o Xbox deixou de ser um console para ser um ecossistema. Além dos videogames portáteis ROG Xbox Ally, a companhia já lançou o app para dispositivos móveis, TVs, óculos de realidade virtual e até mesmo carros.

Xbox: próxima geração pode ser híbrido de PC e console

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima